quarta-feira, 20 de maio de 2009

Airedale Terrier


O Airedale Terrier pertence a uma família numerosa, composta por mais de vinte variedades de Terriers, quase todas utilizadas na caça e algumas, na luta de cães e/ou touros. O Airedale é o maior membro desta classe.
O Airedale Terrier foi particularmente cobiçado para a caça aos ratos, texugos e lontras, tendo-se ainda revelado um talentoso retriever de patos. Capaz de nadar, farejar e perseguir a caça, este cão tornou-se particularmente popular pela sua agilidade e rapidez de aprendizagem.
O Airedale Terrier é um cão com uma personalidade forte e multifacetada, este cão é algo teimoso e deveras inteligente, e pode “boicotar” os treinos mais sérios mas, normalmente são fáceis de treinar. São bons amigos das crianças e possuem uma forma de estar extrovertida e alegre, pelo que aceitam com relativa facilidade a companhia de pessoas fora do seu círculo familiar.
Este é um cão de porte grande, cujo tamanho varia nos machos entre os 58 e 61 cm e nas fêmeas entre os 56 e 59cm. O seu peso oscila entre os 20 e 23Kg. O Airedale Terrier possui um porte atlético e musculado.
Estes cães possuem uma esperança média de vida que pode alcançar os 15 anos de idade. No entanto, há que estar atento ao seu crescimento, bem como proporcionar-lhe o devido acompanhamento médico, uma vez que já foram registados na espécie as seguintes doenças: displasia da anca, hipotireoidismo e dermatites. As orelhas, os olhos e os dentes, devem ser ocasionalmente alvo de limpeza por parte do seu dono.

0 comentários: