segunda-feira, 11 de maio de 2009

Maine Coon

Hoje numa deslocação que fiz, fui ao encontro de uma Senhora que tinha 2 gatos, com um breve telefonema anterior, soube que eram um Macho e uma Fêmea, ele mais novo que ela, e ele maior que ela, ele tinha nada mais nada menos que 11 quilinhos, são de raça Maine Coon. Já sabia que este tipo de gatos são os Maiores, mas, estava longe de imaginar a sua grandeza. Assim que cheguei não tardaram em aparecer, confesso que fiquei estonteada, era grande, lindo e majestoso. Para mim todos os gatos têm um "Q" de misteriosos, sublimes e impõe respeito, estes dois não eram excepção, mas para além destes adjectivos, eram também, meigos, macios, brincalhões e muito mimados.
Dep
ois de ter saído de lá resolvi escrever isto, mas fui também à procura das origens e características desta raça.

«O Maine Coon é um dos maiores gatos domésticos, com uma aparência impressionante. Este grande gato é uma das raças mais antigas norte-americanas, originária do estado de Maine. De acordo com uma lenda local, acreditava-se que este gato derivou de um cruzamento de um gato selvagem e um guaxinim (racoon) o que é de todo impossível. Lenda esta que originou o nome da raça: Coon do Maine ou Maine Coon! Contudo, é provável que o Maine Coon tenha resultado de cruzamentos entre robustos gatos de pêlo curto de quintas locais e gatos de pêlo comprido trazidos pelos marinheiros provenientes do Médio Oriente, Inglaterra, Russia e Escandinavia .
Dado o seu espírito de caçador e grande agilidade, estão mais predispostos para a vida ao ar livre. Convive pacificamente com outros gatos, cães, e outros animais, e é um excelente companheiro para os seus donos.

Inteligente, é um gato fácil de ensinar com brincadeiras, pois o Maine Coon é sobretudo um brincalhão e um gato bem disposto. Características principais a nível de temperamento: dócil gigante, afectuoso, delicado, enérgico e muito sociável.»

0 comentários: